O lockdown proposto pela OMS – Organização Mundial de Saúde – para ajudar as pessoas a manterem-se à salvo do Coronavírus está sendo vivenciado, por muitos, de forma dolorosa, ainda mais para funcionários de empresas que se mantém ativas durante a quarentena, isso porque, estar fora do ambiente corporativo é uma barreira significativa em alguns momentos do dia, tanto pela dificuldade de acessar aos colegas de trabalho, quanto pela falta de motivação, provocada pela ausência de interação com outros colaboradores.

Essa sensação é absolutamente normal, segundo diversos psicólogos e especialistas e, portanto, separamos algumas dicas úteis para manter-se ativo em suas atividades profissionais e fugir da sensação de procrástinação e isolamento, trazida pela quarentena do COVID-19.

1. Manter a rotina durante a semana

É importante manter uma rotina durante a semana, diferenciando os dias úteis dos finais de semana, para que você permaneça ciente dos dias, sem perder a noção do tempo. Esta é a melhor forma de se organizar.

Mantenha uma agenda com seus compromissos e insista firmemente em acordar em horário similar ao usual de um dia de trabalho, para que você não se deixe abater pela sensação de prostração ou desânimo.

2. Arrume-se e cuide da sua alimentação

Pode parecer uma dica desnecessária, já que é provável que durante a quarentena, ninguém fora da sua família o veja, entretanto, é importante para sua auto-satisfação, que você possa se manter cuidadoso(a) com sua aparência e que se mantenha regrado, também, aos horários das refeições.

O horário do almoço é uma bem-vinda quebra no dia e você pode aproveitar para tirar alguns momentos de lazer seja com a família ou mesmo sozinho. Um momento em que você pode dedicar-se a alguma distração, ou mesmo se manter informado sobre o que acontece à sua volta, acessando sites de notícias ou conversando com amigos por WhatsApp.

Além disso, manter os horários das refeições, afastará a tentação de comer o dia todo, o que além de ser nocivo para a saúde, aumenta a sensação de negligência com o seu próprio bem-estar e aparência.

3. Resista à procrastinação

Durante o dia nosso nível de produtividade tende à oscilar e em casa, o desafio de manter-se produtivo é ainda maior, com tantas distrações ao alcance das mãos.

Tente separar um espaço tranquilo para trabalhar, de preferência, em um local sem TV ou outras distrações que possam aumentar ainda mais a dificuldade de se manter concentrado.

Evite também abrir sites de notícias, caso seja dispensável à sua função, pois além de distrair sua mente, o conteúdo, muitas vezes, alarmente das notícias, roubam a concentração e a paz, o que prejudica muito o foco nas tarefas da empresa.

4. Faça reuniões on-line e mantenha o vínculo com os colegas de trabalho

Para manter o engajamento no trabalho, fora do escritório e de toda atmosfera corporativa, é importante, não se distanciar da convivência com seus colegas de trabalho e manter-se sempre atualizado do que está acontecendo na empresa. As reuniões virtuais, conhecido também como “call” é uma ótima forma de conservar o vínculo com os colegas e estar sempre ciente do que está acontecendo na empresa e no seu mercado como um todo.

5. Separe a hora do trabalho da hora de lazer

Trabalhar é importante, agora mais do que nunca, já que estamos atravessando uma crise econômica de dimensões globais. Entretanto, é importante diferenciar a hora do trabalho da hora do lazer.

Trabalhando em casa, é muito fácil perder a hora e acabar trabalhando mais horas do que as que são devidas, inclusive, aos finais de semana. Esta prática, ao longo prazo, tende a ser exaustiva e prejudicial ao colaborador, podendo causar desgastes psicológicos e emocionais.

Portanto, não caia na tentação de responder e-mails no meio da noite, quando a insônia ameaçar aparecer. Desconecte-se e tente relaxar longe das atividades da empresa, e das suas rotinas matinais.

O Grupo Pardini atende grandes empresas, realizando testes COVID e auxiliando na elaboração de planos de ação para controle da Crise COVID.

Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).