Com o crescente aumento do número de casos do Novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil, diversas empresas tiveram que se adequar ao novo modelo de trabalho e de negócio, de modo a proteger os seus funcionários, evitando o contágio interno no ambiente de trabalho, e o risco da contaminação externa do vírus Sars-CoV-2.

E tendo em vista esta adequação, as empresas têm adotado inúmeras medidas disponibilizadas pelo Governo Federal, como a Medida Provisória 927 e a Medida Provisória 936, que visam flexibilizar as relações de trabalho, oferecendo suporte aos empregadores e empregados, para enfrentar essa crise.

E para assegurar que seus funcionários fiquem protegidos e seguros diante do Novo Coronavírus (Covid-19), uma das medidas que as empresas vêm adotando atualmente é o de Teletrabalho, previsto na MP 927.

Teletrabalho como forma de prevenção do Covid-19

De acordo com a MP 927, o Teletrabalho é uma das formas de que as empresas podem adotar para continuar o seu funcionamento, sem pôr em risco os funcionários das empresas.

Dessa forma, o Teletrabalho funciona de modo remoto, sem que o funcionário precise se deslocar ao ambiente de trabalho, permitindo que as suas funções sejam realizadas a distância.

No entanto, é necessário lembrar que, para adotar o Teletrabalho, o empregador precisa certificar de que o funcionário tenha condições de desempenhar o seu trabalho remotamente.

Caso o funcionário não tenha a sua disposição os instrumentos necessários, a empresa deverá disponibilizar os equipamentos tecnológicos e de infraestrutura (como internet, por exemplo) adequados à prestação do serviço.


E como para muitas pessoas o Teletrabalho é algo inédito, é compreensível que elas acabem inicialmente não se acostumando ao trabalho de casa, não sabendo lidar por exemplo, com as demandas solicitadas, tempo de execução das tarefas, expectativas e resultados esperados, entre outros.

Dessa maneira, a Organização Mundial do Trabalho (OIT), divulgou uma lista de dicas com pontos para facilitar a produção realizada em casa.

1. O apoio dos seus Supervisores é essencial para o Teletrabalho

Devido o Teletrabalho ser algo novo para muitos funcionários, é fundamental que o supervisores possam oferecer todo o suporte e ajuda nesse novo modelo de trabalho.

Tendo em vista alguns desafios que o trabalho remoto demanda, é necessário ter compreensividade e cooperação entre ambas as partes, para que seja possível atingir os resultados esperados.

Dessa forma, é necessário que o Supervisor explique de modo detalhado e claro aos funcionários suas demandas, para que eles possam entregar aquilo que foi solicitado, com o mínimo de divergências.

A comunicação nessa situação é primordial para que se possam superar estes desafios. 

2. Clareza sobre expectativas e resultados esperados

Assim como a empresa tem as suas expectativas para o Trabalho Remoto, bem como os resultados esperados que os funcionários precisam atingir, é necessário haver clareza também sobre as condições e cronograma dos funcionários.

É preciso haver clareza sobre os horários em que os trabalhadores podem ser contatados, tendo em vista que trabalho a distância não deve ser de 24 horas por dia, devendo respeitar os mesmos limites do horário de trabalho do funcionário.

Dessa forma, é necessário que estes pontos sejam discutidos logo no início da jornada de teletrabalho, para que ambos estejam ciente de suas responsabilidades e condições.

3. Soberania do tempo para promover a produtividade

Como dito anteriormente, não são todos os funcionários que estão acostumados a trabalharem a distância.

Assim sendo, não é recomendado que os supervisores pressionem os seus funcionários para que entreguem uma determinada demanda urgente, tendo em vista que a produtividade não será a mesma que presencialmente.

Dessa forma, é preciso que os colaboradores exerçam o comando do seu próprio tempo de produção, tendo a liberdade para se acostumar e atuar no ritmo que seja mais conveniente para eles em termos de produtividade.

Posteriormente, a partir desse ritmo, será possível colocar prazos razoáveis para os funcionários entregarem as demandas solicitadas, não estressando-os, proporcionando dessa maneira a melhor forma de produtividade para o seu negócio.

4. Barreiras claras para estratégias de gerenciamento do teletrabalho

Ao trabalhar de casa, é necessário que haja limites entre o espaço de trabalho e do espaço físico individual, tendo em vista que muitas pessoas moram com as suas famílias, amigos, entre outros.

Essa é uma forma de conseguir se concentrar em seu trabalho sem que haja distrações externas, além de aumentar a produtividade no trabalho.

Além disso, com esses limites, é possível ter uma visão clara sobre o horário do trabalho, permitindo que encerre o expediente para descansar e relaxar.

Por fim, também é necessário que haja confiança entre o empregador e o empregado, bem como seus colegas de trabalhos, tendo em vista que esse é um dos pontos fundamentais para que o trabalho a distância seja bem sucedido, permitindo superar estes desafios tranquilamente.

Outras formas de realizar o isolamento social nas corporações sem perder a produtividade

Uma outra dica para que o funcionamento do Teletrabalho seja feita de forma bem sucedida, alinhando as expectativas e as demandas, é através de reuniões online.

Se for possível marcar reuniões entre 1 a 2 vezes por semana, a performance do seu time poderá aumentar consideravelmente, tendo em vista que será possível acompanhar o progresso e tirar todas as dúvidas dos funcionários em relação às demandas, diminuindo as chances de erros na entrega do que foi solicitado.

Caso não seja possível realizar o trabalho remoto na sua empresa, e os funcionários precisem se deslocar até o local de trabalho, lembre-se de oferecer todo o suporte necessário para que os funcionários desempenhem as suas funções de modo seguro e protegidos, bem como oferecer equipamentos de proteção e avisos referente aos cuidados básicos de higiene, como a lavagem frequente das mãos por água e sabão, ou por álcool em gel 70%.
Para isso, leia o nosso conteúdo: Formas de Prevenção do COVID-19 no ambiente de trabalho.

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Fonte: Organização Internacional do Trabalho