Com o avanço do Novo Coronavírus ao redor do mundo e, consequentemente pelo Brasil, é comum vermos entre a população uma crescente dúvidas a respeito desse novo vírus.

Porém, a busca pelas respostas de tais dúvidas podem acabar se transformando em desinformação, que circulam de forma veloz, bem como a sua rápida transmissão pela internet. 

No entanto, a desinformação em tempos de Covid-19 colabora para um clima de pânico, ocasionando em posturas e recomendações não adequadas à prevenção dessa doença.

E é por essa razão que elaboramos este conteúdo, especialmente para desmistificar todos os mitos (informações falsas) e apresentar os dados reais sobre o Novo Coronavírus.

Confira já abaixo os Mitos e Verdades sobre o Coronavírus!

Mitos sobre o novo coronavírus (COVID-19)

Álcool em gel não substitui a água e o sabão na higienização das mãos

MITO! – O álcool em gel é sim um substituto eficaz para a higienização das mãos quando não for possível lavá-las com água e sabão.

De acordo com o Conselho Federal de Química e a Organização Mundial de Saúde, é recomendado utilizar álcool 70, isto é, composto de 70% de álcool etílico (etanol), visto que essa é a quantidade necessária e mais eficaz para combater micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus (como o Sars-Cov-2, que provoca o COVID-19)

Produção de álcool em gel caseiro é eficiente contra o novo coronavírus

MITO! – Há circulando na web diversas receitas que ensinam a fazer álcool em gel caseiro, contudo, tais produções são totalmente ineficientes, e além disso colocam em risco a saúde.

Segundo o Conselho Federal de Química, quando há a utilização de álcool líquido em grandes concentrações, aumenta-se o risco de acidentes envolvendo incêndios, queimaduras de grau elevado, bem como irritação da pele e mucosas.

Além disso, dependendo do espessante utilizado nessas fabricações, ao invés de eliminar os microorganismos, pode potencializar a proliferação.

Crianças não podem contrair o novo Coronavírus. 

MITO! – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças não são imunes ao Novo Coronavírus, visto que já houve óbitos declarados de crianças envolvendo a doença COVID-19.

Apesar da doença COVID-19 apresentar sintomas mais leve na maioria das crianças, ainda sim elas estão passíveis de contrair o vírus.

Beber água ou Chá quente ajuda a matar o Novo Coronavírus. 

MITO! – Segundo o próprio governo federal, beber água ou chá quente não mata o coronavírus.

Até o momento, não há qualquer medicamento, chá, substâncias, vitaminas, ou alimentos específicos que possa prevenir ou matar o novo coronavírus.

Drogas ilícitas são capazes de retardar ou até mesmo curar do novo coronavírus.

MITO! – Não há nenhuma comprovação científica que o uso de quaisquer drogas ilícitas retardam ou curem da doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus.

Ao contrário do que dizem, o uso de substâncias psicoativas (drogas), além de ser totalmente prejudicial a saúde, aumentam as chances de contrair a doença COVID-19 e por consequência, se tornar um caso grave de Síndrome Respiratória Aguda. 

Vitamina C e D podem ajudar a prevenir o Novo Coronavírus

MITO! – Há circulando na web diversos vídeos recomendando ingerir vitamia C e/ou D, bem como comer inhame, própolis entre outros alimentos para ajudar a prevenir a COVID-19.

Essa informação é falsa. Segundo o próprio ministério da saúde, não há evidências científicas que mostrem a eficácia de ingerir tais alimentos.

Contudo, vale lembrar que, uma alimentação saudável, assim como a correta hidratação, podem ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico, mas não impedir por completo a possível infecção do novo coronavírus. 

Tomar banho quente pode prevenir contra o Covid-19?

MITO! – Tomar banho quente não ajuda na prevenção do novo coronavírus, e também não mata o vírus Sars-CoV-2 (causador da doença COVID-19).

Vale destacar que, tomar banho em águas muito quentes podem causar queimaduras corporais. 

Além disso, há circulando na web também que após tomar banho quente, é sugerido ficar 1 minuto de baixo do chuveiro com água fria. NÃO FAÇA ISSO. Essa atitude é altamente perigosa, causando  choque térmico, provocando uma parada ou infarto, levando a morte.

Respirar fundo e prender a respiração por 10 segundos ajuda a detectar se estou com o novo coronavírus?

MITO! – De acordo com o que circula na web, se você prender a respiração por mais de 10 segundo sem tossir, você não está infectado pelo vírus Sars-CoV-2. 

No entanto, este teste caseiro é falso e não deve ser levado em consideração, visto que não é possível detectar o seu diagnóstico dessa maneira.

Vinagre previne a contaminação do novo coronavírus?

MITO! – Por um bom tempo tem circulado um vídeo de um químico autodidata que afirma que o uso de vinagre ajuda a prevenir e possivelmente matar o coronavírus.

Tal informação é FALSA e não deve ser levada em consideração.

O Conselho Federal de Química (CFQ) emitiu uma nota de esclarecimento que fala sobre as propriedades de álcool e gel, bem como o não reconhecimento deste químico autodidata que espalhou essa informação falsa.

H2 – Verdades sobre o novo coronavírus (COVID-19)

Luvas e máscaras ajudam na proteção contra o novo coronavírus? 

VERDADE! – Apesar de inicialmente o uso de máscaras ter sido aconselhado apenas para profissionais de saúde ou de pessoas que apresentavam sintomas de Covid-19 (para não faltar máscaras a essas pessoas), é recomendado agora que, ao sair de casa, as pessoas utilizem máscaras de proteção, para proteger as outras pessoas em casos assintomáticos (onde você tem o vírus mas não apresenta os sintomas).

Segundo o Ministério da Saúde, o uso das máscaras ajudam a diminuir a propagação do vírus Sars-Cov-2, causador do Covid-19. 

Além disso, devido a falta de máscaras no mercado, o Ministério da Saúde elaborou um passo a passo de como produzir a sua própria máscara de proteção, que tem uma semelhança e eficácia igual as máscaras cirúrgicas, contudo sendo recomendado a sua devida higienização a cada 3-4 horas. 

As luvas também ajudam na proteção contra o novo coronavírus, pois previnem tocar em objetos que estejam contaminados. Lembrando que, para ser efetivo, as luvas não podem tocar a boca, nariz e os olhos durante o uso.

Pessoas com máscaras podem contrair o novo coronavírus?

VERDADE! – Apesar da máscara oferecer uma proteção extra ao novo coronavírus, não estamos imune a contrair o COVID-19.

Isso se dá pelo fato de que, ainda é possível contrair a doença devido a partículas do vírus que ficam no ar, ou pelas gotículas de saliva em contato com outras pessoas que falem diretamente com você.

O recomendado é todos usarem máscaras, para que o risco de transmissão seja baixo, visto que o tecido pode bloquear as projeções emitidas por um doente, por exemplo, e manter distância de 2 metros de outras pessoas.

Os idosos são mais propensos a desenvolverem uma doença grave pelo COVID-19?

VERDADE! – Devido às alterações no sistema imunológico em decorrência natural da idade, o desenvolvimento da infecção do novo coronavírus (COVID-19) se alastra mais rapidamente nesse grupo de pessoas, podendo progredir para um quadro respiratório grave.

No caso dos males cardíacos, a circulação prejudicada e a debilidade dos pulmões favorecem a agressividade da infecção, ocasionando em resultados fatais ao se infectar pelo novo coronavírus. 

Por essa razão, para grupos de pessoas com mais de 60 anos de idade, é recomendado uma rotina de atividades físicas, boa alimentação, hidratação e sono, para reforçar as defesas imunológicas. 

Além disso, é indicado para esses grupos se vacinarem contra a gripe, que, apesar de não ter efeito contra o novo coronavírus em si, a injeção ajuda a proteger o sistema respiratório de uma sobrecarga provocada pelo vírus influenza, que agravaria quadros do COVID-19.

Pessoas assintomáticas (que não apresentam sintomas) podem transmitir o Novo Coronavírus?

VERDADE! – O período médio de incubação do vírus, isto é, o tempo necessário para apresentar os primeiros sintomas do coronavírus podem variar entre 5 a 14 dias. 

Além disso, há pessoas que contraem o COVID-19 de forma mais leve e não apresentam quaisquer sintomas.  

Ou seja, mesmo que as pessoas não apresentem sintomas, tais como tossir, espirrar ou ter febre, elas ainda sim são capazes de transmitir a doença por até 14 dias após o contágio.

É possível contrair o COVID-19 através do Celular/Smartphone?

VERDADE! – Caso não haja cuidados pessoais, é possível sim contrair o novo coronavírus através do celular/smartphone.

Isso se dá pelo fato de tocarmos em objetos que possivelmente podem estar contaminados pelo novo coronavírus, e logo após, pegarmos em nossos celulares/smartphones.

Nesses casos, o risco de contaminação seria pelo contato com o celular/smartphone contaminado, em seguida de contato com os olhos, boca ou nariz, bem como levar o celular próximo ao rosto (para atender chamadas por exemplo).

Por essa razão, recomenda-se sempre realizar a devida higienização do celular/smartphone, com um pano levemente umedecido, embebido de álcool em gel.  


Fontes: Ministério da Saúde – Governo FederalOrganização Mundial da Saúde (OMS)Conselho Federal de Química (CFQ)